Samantha Capdeville

SAMANTHA CAPDEVILLE

 

Há 20 anos atua no mercado audiovisual, tendo como principal atividade a Produção Executiva e o Desenvolvimento de Conteúdo.

Em 2008, foi responsável no Festival de Berlim pelo Pitching do premiado A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele. No cinema, atuou em importantes projetos nacionais e internacionais como no premiadíssimo O Palhaço, de SeltonMello, o longa internacional RIO, EU TE AMO e na maior co-produção internacional para TV realizada no Brasil, intitulada Vermelho Brasil, ambos pela Conspiração Filmes, entre outros.
Como produtora executiva assinou os longas HU, de Pedro Urano; O Último Romance de Balzac, de Geraldo Sarno; O País do Desejo, de Paulo Caldas, Meu Pé de Laranja Lima, de Marcos Bernstein, O Candidato Honesto, de Roberto Santucci, Pequeno Segredo, de David Schurmann e Canastra Suja, de Caio Soh. Em 2014, produziu o longa documentário Campo de Jogo e uma série homônima para o Canal Brasil, ambos dirigido por Eryk Rocha. O filme fez uma importante carreira nacional e internacional. Estreou na Premiére Brasil do Festival do Rio (2014), teve sua estreia internacional no prestigiado BFI – London Film Festival e no mesmo ano participou do CPH:DOX, em Copenhagen, além da MOSTRA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO. Em 2015, o filme tem sua primeira exibição norte-americana no DOCUMENTARY FORTNIGHT do MoMA, além de ter participado da competitiva internacional de documentários do Festival de Tolouse, do 58o Festival de Cinema de São Francisco, do Doxa Documentary Film Festival e do Festival de Havana. Campo de Jogo estreou comercialmente em julho de 2015 no Brasil e em dezembro do mesmo ano nos EUA. A série será exibida a partir de julho/2016 no Canal Brasil.

Samantha Capdeville é jornalisma, especializada em cinema documentário pela ESCAC (Escola Superior de Cinema i Audiovisuals e Video de Catalunya) e Doutora em Novas Mídias pela Università Cattolica del Sacro Cuore de Milano.

Samantha Capdeville