REGULAMENTOS 72HORAS Festival de Filmes 2017

1. INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições para o 72HORAS RIO serão online: www.72HORASRIO.org/inscricoes

1.2. As inscrições estarão abertas até às 23:59h do dia 20 de outubro de 2017.

1.3. Pessoas de qualquer estado pode participar no festival. (Confira no Item 11.4. sobre a entrega dos filmes para quem mora fora do Rio de Janeiro.)

1.4. As equipes participantes do 72HORAS deverão escolher um representante quem será o “Produtor da Equipe”. O “Produtor da Equipe” é responsável pela inscrição da equipe no 72HORAS e criação da sua conta/ login no site do festival.

1.5. Coletivos ou produtores que pretendam fazer mais de um (1) filme devem criar uma conta / login diferentes para cada um dos filmes. O número de inscrição para cada filme será independente. (É necessário ter um email diferente para cada login).

1.6. As inscrições no 72HORAS são gratuitas.

1.7. A organização do 72HORAS reserva-se ao direito de alterar o prazo das inscrições.

2. EQUIPES

2.1. O “Produtor da Equipe” deverá incluir cada um dos membros da sua equipe na Sua Conta no site do festival. (Passo-a-passo aqui)

2.2. O “Produtor da Equipe” pode alterar, acrescentar ou substituir pessoas na equipe através da sua conta até o final do prazo das filmagens (às 19:00h do dia 04 de novembro 2017).

2.3. Todos os participantes das equipes do 72HORAS devem ser voluntários.

2.4. O 72HORAS terá caráter competitivas e “coopetitivo”.

3. PRAZO

3.1. O prazo do desafio do 72HORAS tem início às 19:00h do dia 01 de novembro e vai até às 19:00h do dia 04 de novembro de 2017.

3.2. Todas as ações criativas para a produção dos filmes (incluíndo a criação do roteiro, a filmagem e a edição) devem ser realizadas dentro do prazo do desafio.

3.3. As ações de pre-produção (incluíndo a organização das equipes, atores, músicos, locações, equipamentos e documentação) podem ser realizados antes da largada do festival.

3.4. Os filmes entregues dentro do prazo concorrerão aos prêmios do festival. 

3.5. Os filmes entregues após o prazo não concorrerão aos prêmios do festival.

3.6. As equipes quem não conseguirem finalizar os seus filmes dentro do prazo de entrega, ainda podem entregar seus filmes até 24 horas depois do prazo, contudo, os filmes não irão concorrer aos prêmios do festival. Para realizar a entrega em atraso, é necessário fazer contato com a produção do festival: equipe@72HORASRIO.org.

3.7. Todos os filmes entregues serão exibidos nas mostras competitivas e não competitivas do festival.

3.8. Caso seja constatado que o filme entregue não foi produzido no período determinado conforme item 3.1. o mesmo será desclassificado e não concorrer a prêmios.

4. A LARGADA DO 72HORAS

4.1. A largada do desafio do 72HORAS Festival de Filmes será às 19:00h do dia 01 de novembro. As equipe podem optar em participar na Largada Presencial ou Online.

4.2. O local e endereço da Largada Presencial será publicada no site oficial do festival: www.72HORASRIO.org/eventos/largada

4.3. A Largada também será transmitida online (Largada Online) no facebook do festival: www.facebook.com/72HORASRIO.

4.4. Na Largada do 72HORAS serão anunciados os Elementos Criativos do festival de 2017.

5. OS ELEMENTOS CRIATIVOS

5.1. Todos os filmes produzidos para o 72HORAS Festival de Filmes devem incluir os Elementos Criativos anunciados. Esses elementos podem incluir (por exemplo) uma frase, um objeto ou cortes de edição.

5.3. Seja criativo no uso dos Elementos Criativos. Queremos ver os elementos claramente incluidos nos filmes para garantir que foram produzidos durante o prazo do festival, mas, pode tencione ao máximo da sua imaginação.

5.2. Os Elementos Criativos do 72HORAS serão publicados online no site do festival às 19:00h no dia 01/11: www.72HORASRIO.org/eventos/noticias.

5.4. Esse ano as equipes estão livres para filmar na área geográfica de sua escolha.

6. IMAGENS E SONS

6.1. As equipes estão encorajadas a trabalhar juntas com músicos e compositores para gravar música original para os filmes. Apenas as equipes que criarem e gravarem as suas músicas dentro do prazo das 72 horas estarão elegíveis a concorrerem a premiação de Melhor Trilha de Som Original.

6.2. As equipes podem usar músicas produzidas antes do festival, desde que obtenham a permissão do artista. Nesse caso, devem incluir a permissão na documentação do filme.

6.3. O filme que não estiver acompanhado do documento de permissão de uso de permissão do artista poderá ser desclassificado.

6.4. As equipes podem usar efeitos de sons pré gravados desde que obtenham os direitos.

6.5. As equipes podem usar fotos antigas produzidas antes do festival, desde que obtenham a permissão do artista. Nesse caso, devem inclui a permissão na documentação do filme. 

6.6. Filmes que contenham diálogo em outro idioma devem ter legendas em português.

7. EQUIPAMENTOS

7.1. As equipes são responsáveis pelos equipamentos envolvidos na produção dos filmes.

7.2. Todos os custos associados à produção dos filmes são de responsabilidade das equipes.

7.3. As imagens e sons podem ser captadas com qualquer equipamento, incluindo celulares e tablets.

8. ESPECIFICAÇÕES

8.1. Todos os filmes devem atender as Especificações técnicas publicadas no site do festival: www.72HORASRIO.org/sobre/especificacoes

8.2. Os filmes podem ser ficção, documentário, ou animação.

8.3. Os filmes podem abarcar qualquer tema e gênero.

8.4. Os primeiros cinco (5) segundos dos filmes devem iniciar com o nome do filme e o número de inscrição da equipe em fonte branca (Arial ou Helvetica) e um fundo preto.

8.5. Os filmes poderão ter duração máxima de seis (6) minutos, incluíndo os títulos e créditos do próprio filme.

8.6. Os filmes deverão incluir, depois dos créditos finais, o arquivo 72H_foi_feito.jpg durante cinco (5”) segundos.

8.7. Os filmes devem concluir com cinco (5”) segundos sem áudio com fundo preto.

8.8. O arquivos dos filmes devem ser nomeados somente pelo o número de inscrição da equipe ex. 170001.mov ou 170001.mp4 - não use o título do filme.

8.9. As equipes podem receber apoio e incluir as logomarcas dos apoiadores nos créditos do filme, mas todos as marcas deve aparecer no mesmo "frame" e só pode aparecer na tela para um total de 2 segundos.

9. DOCUMENTAÇÃO

9.1. É de responsabilidade do “Produtor da Equipe” recolher, verificar e entregar toda a documentação referente à sua equipe.

9.2. Todos os documentos necessários estão disponível no site do festival na pagina: www.72HORASRIO.org/sobre/downloads

9.3. A lista dos documentos necessários:

72H CONTRATO DE PRODUÇÃO - PRODUTOR DA EQUIPE - Este contrato deverá ser celebrado entre o produtor da equipe e o 72HORAS RIO Festival de Filmes.

72H TERMO DE PARTICIPAÇÃO - MEMBROS DA EQUIPE - Este contrato deverá ser celebrado entre os participantes da equipe e o produtor da equipe.

72H TERMO DE LICENÇA DE DIREITOS - Este contrato deverá ser utilizado para a regularização de direitos de imagem, autorais e conexos aos de autor sempre que houver a participação de qualquer terceiro no curta e que esteja exercendo alguma função (Diretor, Contraregra, Diretor de Fotografia, Coreógrafo, etc), interpretando (Músicos, Atores, Dançarinos, Figurantes, etc), que esteja apenas aparecendo no curta ou em seu making of. 

72H TERMO DE LICENÇA DE USO DE OBRA - Este contrato deverá ser utilizado para a inclusão de qualquer tipo de obra intelectual (música, fotos, vídeos, fonogramas, etc) no curta metragem.

72H TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE BEM - Este contrato deve ser utilizado para autorizar o uso de bens, sejam eles imóveis, móveis, maquinário e equipamento ou até mesmo animais.

72H AUTO CLASSIFICAÇÃO - Este documento deverá ser assinado pelo Produtor da Equipe - uma (1) cópia para cada filme entregue.

9.4. Caso a equipe contenha um membro menor de 18 anos, o produtor deve solicitar uma permissão ao seu responsável legal. O produtor deve certificar-se de ter a assinatura do responsável pelo menor em respectivo documento.

9.5. Todos os materiais deverão ter licença do portador dos direitos. Não use nenhum material sem licença, incluindo imagens ou sons no fundo. ex: imagens de televisão ou músicas tocando no rádio ao fundo.

9.6. O ato da entrega do filme pela equipe confirma que a mesma detém os direitos autorais da obra.

9.7. As equipes podem cooperar entre si em suas produções, lembrando que os produtores das equipes deverão garantir que o 72H Termo de Licença de Direitos esteja assinada por cada pessoa que vir a participar na equipe.

9.8. Todos os documentos deverão ser preenchidos em duas (2) cópias. Uma cópia devidamente assinada será entregue ao 72HORAS e a outra ficará com o Produtor da Equipe para seu arquivo pessoal.

9.9. Os documentos não serão devolvidos às equipes.

9.10. Para fazer parte do julgamento e participar nas mostras, toda a documentação deve ser entregues ao 72HORAS dentro do prazo da entrega dos documentos. (Item 12.)

10. AUTO-CLASSIFICAÇÃO

10.1. O Produtor da Equipe deverá preencher e entregar o documento 72H Auto Classificação, disponível na pagina: www.72HORAS.org/sobre/downloads

10.2. As informações de tema, classificação sugerida, justificativas e conteúdos devem estar de acordo com o “Manual da Nova Classificação Indicativa”. http://www.72horasrio.org/assets/Uploads/Downloads/Guia-Pratico-da-Classificacao-Indicativa.pdf

11. ENTREGA DOS FILMES

11.1. Para concorrer os prêmios do 72HORAS os filmes devem ser entregues até às 19:00h no dia 04 de novembro 2017.

11.2. As equipes tem duas (2) opções de entrega: Entrega Presencial ou Entrega Online.

11.3. ENTREGA PRESENCIAL

11.3.1. A Entrega Presencial será das 18:00h - 19:00h no dia 04 de novembro.

11.3.1. O local e endereço de Entrega Presencial será divulgado no site oficial do festival: www.72HORASRIO.org/eventos/entrega.

11.3.2. O filme deverá ser entregue em um Pen Drive (USB) dentro de um envelope juntos com todos os documentos.

11.3.3. O lado externo do envelope deve conter o número de inscrição da equipe. Ex. 170001.

11.3.4. Cada Pen Drive (USB) deverá conter um (1) filme e uma (1) foto da equipe em jpeg.

11.3.5. O arquivo do filme deverá ser nomeado somente com o número de inscrição da equipe.  ex: 170001.mov ou 170001.mp4 - não use o título do filme.

11.3.6 O 72HORAS recomenda que as equipes entregam seu filme na forma presencial, se possível. A Entrega Online foi criada para permitir que equipes fora do Rio de Janeiro participem no festival. O 72HORAS não se responsabiliza pela sobrecarga do website ou do sistema de inscrição e eventual atraso na entrega online. Os sistemas de internet têm problemas de sobrecarga em momentos de alto tráfego.

11.3.7. O 72HORAS Festival de Filmes não se responsabiliza pelas mídias ou arquivos que não possam ser lidas.

11.4. ENTREGA ONLINE

11.4.1. A Entrega Online será efetuada através da sua conta no site até às 19:00h no dia 04 de novembro www.72HORASRIO.org/suaconta.

11.4.2. Instruções para o upload do seu filme serão publicadas no site do festival: www.72HORASRIO.org/inscricoes/ajuda/upload

11.4.3. O produtor da equipe deve realizar o upload do seu filme (item 11.4.2), preencher os dados da sua equipe, do seu filme e do link do filme e clicar em FINALIZAR até às 19:00h no dia 04 de novembro.

11.4.4. O 72HORAS não se responsabiliza pela sobrecarga do website ou do sistema de inscrição. Os sistemas de internet têm problemas de sobrecarga em momentos de alto tráfego. Recomenda-se que as equipes entreguem o filme na forma presencial, se possível. A Entrega Online foi criada para permitir que equipes de fora do Rio de Janeiro participem no festival.

11.5. No caso em que alguma equipe realize a entrega do seu filme nas duas (2) formas: Entrega Presencial (com pendrive) e Entrega Online (através da sua conta no site do festival), para fins de classificação, será considerada a Entrega Presencial.

11.6. O 72HORAS Festival de Filmes não se responsabiliza pelas mídias ou arquivos que não possam ser lidas ou links quebrados (no caso de Entrega Online).

11.7. É de responsabilidade da equipe que o arquivo do filme esteja em boas condições para ser reproduzido. O arquivo ou link do filme que não possa ser lido não irá beneficiar-se de julgamento, mostra e premiação.

11.8. As equipes que optarem pela Entrega Online do filme, ainda devem realizar a postagem do pen drive na segunda feira, dia 06 de novembro de 2017.

11.9. O Produtor da Equipe deve realizar a postagem do seu filme (junto com os documentos).

11.10. O arquivo do filme enviado via correios deve ser o mesmo enviado online no site do 72HORAS Festival de Filmes.

11.11. Caso os arquivos tenham alguma diferença, para fins de classificação na competição, será considerado o arquivo enviado online.

12. ENTREGA DOS DOCUMENTOS

12.1. As equipes tem duas (2) opções de Entrega dos Documentos: Entrega Presencial (junto com o seu filme no dia 04 de novembro) ou Entrega via Correios (no caso de opção pela Entrega Online do seu filme).

12.2. As equipes que optarem pela Entrega via Correios devem realizar a postagem dos documentos na segunda feira, dia 06 de novembro de 2017 no endereço abaixo:
A/C Coletivo 72HORAS.
Rua Araújo Porto Alegre, 71 / Sala 601, Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20030-012.

12.3. As equipes que não realizarem a postagem dos documentos no dia 06 de novembro de 2017 serão desclassificadas.

 12.4. Toda a documentação listada (item 9.3) deve ser entregue em um envelope devidamente lacrado. O lado externo do envelope deve conter o número de inscrição.

12.5. O pen drive com o filme deve ser postado junto com os documentos. 

13. DEVOLUÇÃO DOS PENDRIVES

13.1. O devolução dos pen drives (USB) será efetuada antes da mostra do seu filme. Os pen drives que não forem retirados nas mostra serão doados a escolas públicas.

14. MOSTRAS

14.1. A Mostra do 72HORAS Festival de Filmes é o lançamento do seu filme. 

14.2. Não mostre, distribua ou publique o filme na internet antes da mostra do 72HORAS. (Os links de entrega para o festival deverão ser classificados “não-listado”).

14.3 As datas e locais das mostras serão publicados no site oficial do festival. www.72HORASRIO.org/eventos/mostras

15. JÚRI E PREMIAÇÃO

15.1  Todos os filmes entregues no prazo passarão pelo júri técnico do festival.

15.2. O júri técnico será composto por cinco (5) membros que serão escolhidos entre pessoas de reconhecida competência no campo audiovisual.

15.3. O júri técnico atuará de forma independente, seguindo os princípios construídos em conjunto com a produção do 72HORAS Festival de Filmes.

15.4. As decisões do júri técnico serão de caráter irrevogável.

16. CATÁLOGO E ARCERVO DO 72HORAS

16.1. Os filmes entregues serão incluídos no catálogo oficial do 72HORAS Festival de Filmes 2017.

16.2. Os dados dos filmes  incluídos no catálogo são aqueles preenchidos pelo produtor da equipe através da sua conta no site do festival. www.72HORASRIO.org/suaconta/filme

16.3. Após de finalizar a sua conta, os informações do filme não podem ser modificados.

16.4. Os filmes entregues farão parte do acervo do 72HORAS e ficarão disponível online nos endereços: www.72HORASRIO.org/filmes e www.youtube.com/c/72HORASRIO.

17. DISPOSIÇÕES GERAIS

17.1. Os regulamentos estarão sujeitos à alterações até o início do desafio.

17.2. Os casos omissos ou não previstos nesse regulamento serão avaliados pela produção do 72HORAS Festival de Filmes.

17.3. A inscrição e participação no 72HORAS Festival de Filmes implica na plena aceitação dos termos contidos nos regulamentos do Festival.